O convite de acompanhar uma FAM Trip organizada pela Ávoris surgiu-nos através do TNEWS, jornal digital especializado para o turismo.
Com uma nova frota da Iberojet a viajar para a República Dominicana e uma viagem de montra para 25 agentes de viagem, pareceu-nos o sinal perfeito para tentar retomar um pouco a normalidade de viajar e experimentar na primeira pessoa os novos desafios nesta nova era pós Covid.
A viagem de 8 horas faz-se bem, sempre que possível gostamos mais de voos directos sem paragens pelo caminho, porque a vontade de chegar ao destino é sempre tanta e parece que assim custa menos. Chegados a Punta Cana ganhámos 5 horas ao nosso dia, num serviço todo tratado com a Jolidey/Avoris e Turismo da R.D. chegámos ao primeiro hotel Barceló Palace , onde ficámos hospedados 3 noites, quartos espaçosos, um serviço de tudo incluído e uma área comum enorme em espaço e atividades que oferece. É uma boa escolha para família . A sua dimensão é tanta que também tem uma vertente mais vocacionado para adultos com acesso a campos de golfe e áreas mais restritas.
O grupo foi ganhando forma e rapidamente nos sentimos integrados o que tornou tão fácil esta viagem de trabalho. Desta forma fomos descobrindo o país pelos olhos dos agentes de viagens e percebendo um pouco mais da importância de tantos detalhes e destas viagens de reconhecimento dos locais. Só conhecendo podem falar na primeira pessoa do destino. Houve quem nos dissesse, “não vendemos viagens mas sonhos”, e soubemos logo que estávamos no sítio certo.
Visitámos alguns dos Resorts locais nestes dois dias, e os que mais nos marcaram foram o Hotel Meliá Caribe & Punta Cana e o Complexo Royal Beach (Dreams y Secrets) – recomendamos ambos.
Este ultimo hotel pertence ao grupo AM Resorts e este era um dos hotéis que nos levava de volta à RD. Muito o nosso mood, mais alternativo e cheio de detalhes que nos apaixonaram, ficou mesmo debaixo de olho.
Seguiu-se uma viagem de 3 horas até á capital, Santo Domingo, ficámos hospedados no Hotel Embajador Santo Domingo, um hotel de luxo na cidade, uma fachada mais antiga mas que esconde no seu interior fantásticas suites de luxo. Adorámos conhecer a cidade e conhecer um pouco da sua história. Sentimos que é uma cidade em adaptação e crescimento, e que está a criar uma nova imagem do destino, para fugirem ao tão usual destino apenas de praia.
Regressámos a Punta Cana e seguiram-se os dois dias mais emocionantes, uma viagem fantástica até a Ilha Saona, água quente e límpida e um cocktail oferecido no meio da água, fez animar todo o grupo e um push nestes dias de tanto calor. É um passeio que recomendamos.
No dia a seguir um dia mais dedicado á aventura e ao radical, no La Hacienda. Um passeio de cavalo, slide e buggies, dá para perceber a versatilidade que a ilha oferece .
Este fazia prever o penúltimo dia no destino. O dia seguinte com apenas uma visita e um tempo para descansar, começou a levantar saudades de lá estar mas também de regressar.
Republica Dominicana é um destino que nos fica debaixo de olho, um destino seguramente para família, com os hotéis preparados para receber os mais pequenos, serviços de tudo incluido, um tempo fantástico e água quente. Há apenas um detalhe importante, saber escolher onde ficar, porque nem todos os hotéis correspondem aos critérios das estrelas que têm, e para tal nada melhor que se aconselharem com as agências de viagens, que também tem toda esta percepção. Em relação ao sargaço (com algumas zonas mais críticas), tivemos o privilégio de estarmos acompanhados nesta viagem pelo Carlos Batista (analista de relações internacionais do Ministério do Turismo do país) e percebemos que esta é uma preocupação para a qual esta a ser desenvolvido um esforço diário para resolver e devolver a beleza a este destino paradisíaco.
De um modo geral por todos os sítios onde passámos existe uma preocupação com a desinfecção e numa escala virada para o Turismo foi-nos dito que todo o pessoal afeto ao Turismo, foi o primeiro a ser vacinado, o que nos ajuda a perceber a necessidade de regresso rápido á normalidade.
Agradecemos em especial ao TNews este desafio e ao Nuno Fouto (Ávoris) que nos acompanhou e nos levou nesta viagem que jamais esqueceremos. Um obrigado especial ao grupo, que tão bem nos recebeu e que facilmente nos integrou nesta viagem tão única para nós. Fomos uns “paparazzi” naquilo que para eles é uma viagem de reconhecimento mas que nos trouxe tanta admiração e registos tão naturais de uma felicidade tão necessária nos dias de hoje, obrigada a vocês.
Foi tão bom voltar a viajar.
Obrigado especial @TNEWS @AVORISTRAVEL @IBEROJETAIR.PT , Jolidey e ao Turismo da Republica Dominicana
http://www.thestorytelling.pt/blog/2021/6/14/fam-trip-republica-dominicana