Bem vindo a
Montecristi
A joia do noroeste, a província fronteiriça de Montecristi apresenta uma paisagem selvagem e marcante, propícia para aventuras afastadas dos lugares mais populares. Plantações de arroz, bananeiras, cabras e cactos gigantes se estendem à beira da estrada, levando a lagos salgados e falésias de calcário que abraçam um oceano Atlântico cheio de ondas. Ao redor desse cenário parte desértico e parte de estilo mediterrâneo, densos túneis de mangue dão lugar a lagoas de água doce, enquanto as ilhotas no mar ficam apinhadas de aves migratórias e oferecem praias de areias brancas isoladas.
Despretensiosa, a cidade de San Fernando de Montecristi, fundada por Nicolás de Ovando em 1501 e batizada com o nome do rei Fernando da Espanha, revela um legado rico e inspirador. É onde o cubano José Martí e o general dominicano Máximo Gómez planejaram a independência de Cuba da Espanha. Você pode ver documentos importantes em exposição no Museo Máximo Gómez. Juan Isidro Jiménez, Presidente da República Dominicana de 1899 a 1911, veio de Montecristi, enquanto imigrantes chegaram em massa da Europa, dos Estados Unidos e da América do Sul durante esse período para ajudar a exportar a madeira e os produtos agrícolas da região. A cidade foi transformada em um importante porto comercial. Poucos sabem também que Montecristi é o onde o primeiro aqueduto, a primeira ferrovia e os primeiros telefones da República Dominicana foram instalados.
Os pores do sol embelezam o pequeno mas bonito calçadão da cidade e sua praia, com vários hotéis e restaurantes ao redor que servem a tradicional especialidade da região feita com carne de cabra apimentada. Da sua mesa à beira-mar e de qualquer ponto da cidade, são inconfundíveis as vistas de El Morro, o icônico planalto escarpado que se ergue sobre Montecristi como sua própria “Montanha da Mesa”, ao pé da qual repousa uma espetacular praia de areias douradas. Aqueles que se aventuram fora das areias para o Oceano Atlântico podem praticar kitesurf a bel-prazer ou mergulhar fundo para explorar o recife de corais que se estende paralelamente a El Morro e segue até Punta Rucia. Ele é o maior e mais saudável recife da RD. Ao longe, do outro lado da baía de Montecristi, as melhores aventuras de mergulho com snorkel e com cilindro do país encontram-se em Cayo Siete Hermanos, uma série de sete ilhotas que são o principal local de nidificação de atobás-pardos e aves migratórias.
Por último, mas não menos importante, saia à procura de naufrágios. As águas de Montecristi são conhecidas como o “cemitério de navios do Caribe”, com mais de 450 galeões naufragados desde os tempos de Colombo, muitos dos quais aguardam a descoberta e o estudo de arqueólogos marinhos.
Com um terreno selvagem que leva a inevitáveis surpresas ao ar livre, Montecristi é o lugar onde você pode viver sua própria aventura ao estilo Piratas do Caribe.
A principal porta de entrada para Montecristi é o Aeroporto Internacional de Cibao (STI), em Santiago, seguido pelo Aeroporto Internacional Gregorio Luperón (POP), em Puerto Plata.