Bem vindo a
Santiago
Santiago de los Caballeros, em homenagem os 30 aristocratas espanhóis que seguiram Colombo e se estabeleceram aqui em 1495, foi a primeira capital do país, antes de ter sofrido um terremoto em 1562. Hoje, a segunda maior cidade da República Dominicana, apelidada carinhosamente de “Ciudad Corazón”, ou a cidade no coração do Vale do Cibao, ela é um centro moderno e cosmopolita, prosperando no comércio, nas finanças, na educação e nos serviços, e pulsando com cultura.
Elevando-se sobre suas ruas urbanas, o Monumento a Los Héroes de la Restauración, carinhosamente chamado de El Monumento, é o principal ponto de referência e centro social da cidade, onde moradores e visitantes se reúnem em seus gramados, mas que também serve como uma memória dos homens que recuperaram a independência da RD da Espanha em 1865. À distância ergue-se a Cordillera Central, repleta de aventuras de caminhadas. A história, as artes e a cultura nunca estão longe em Santiago (o Centro Cultural León oferece uma exibição extensa do rico patrimônio do país) e fazem parte dessa região significativa que é o local de nascimento das Irmãs Mirabal e de vários presidentes dominicanos. Reduto de universidades, a área também transborda com uma população dinâmica de jovens da geração do milêni em meio a profissionais, todos desfrutando do entretenimento vibrante e da vida noturna agitada da cidade, com mais de 100 discotecas, bares e lounges no centro da cidade.
Apesar da vida na cidade grande, as tradições ainda têm raízes profundas. A paixão pelo beisebol floresce, já que Santiago abriga a popular equipe Aguilas Cibaeñas, vencedores de três séries caribenhas e 22 títulos nacionais desde 1952. Nos subúrbios da cidade, estão alguns dos mais talentosos artesãos e pintores da RD, enquanto o Carnaval de Santiago está entre os mais reverenciados do país, com os trajes de diabo feitos à mão mais cheios de joias após os de La Vega. Além disso, a natureza abençoou a província com solos férteis de onde cresce o melhor tabaco do mundo, englobando 90% das maiores plantações e fábricas de charutos e rendendo a Santiago o apelido de o “país dos charutos”. Os aficionados por um “puro” também encontrarão todas as fábricas de marcas premium próximas ao centro da cidade em Tamboril, oferecendo passeios diários gratuitos e oportunidades de compras exclusivas.
Repleta de cultura, inovadora e em ritmo sempre acelerada: assim é Santiago. No entanto, a poucos minutos fora dos limites da cidade, a visão pacífica das montanhas e o ar fresco afastam a atenção da agitação, fazendo você mergulhar você no deslumbrante coração de Cibao.
O Aeroporto Internacional de Cibao (STI) está convenientemente localizado a meia hora do centro da cidade.