Bem vindo a
Jarabacoa
Situada a uma altitude de 529 metros, esta pitoresca cidade de veraneio nas montanhas é um dos locais preferidos pelos habitantes das cidades de Santiago e Santo Domingo. Eles se reúnem aqui em busca de temperaturas frescas, rios frescos e paisagens verdejantes, ladeados por densos pinhais e montanhas ocupadas para a produção de café. Um centro de ecoturismo facilmente acessado por modernas rodovias, Jarabacoa, que significa “lugar das águas” em taino, possui uma variedade de acomodações charmosas, desde fazendas ribeirinhas e pousadas ecológicas até luxuosas vilas de férias erigidas nas montanhas.
Os viajantes mais aventureiros que visitam este lado especial do país chegam com a intenção especial de conquistar o pico mais alto do Caribe: o Pico Duarte, que se eleva a 3.087 metros dentro dos parques nacionais Armando Bermúdez e José del Carmen Ramírez e que reina soberno na Cordillera Central. Dessa imponente montanha nasce o Río Yaque del Norte, o mais longo da República Dominicana, percorrendo o coração dessa região de Cibao como sua linha vital. Junto com pelo menos seis rios adicionais que nascem aqui, incluindo seus afluentes, este é um mundo de cachoeiras e aventuras aquáticas ao ar livre: rafting, tubing, canoagem e rapel na Salto Baiguate, caminhadas até as cachoeiras de Salto de Jimenoa ou nado no La Cortina e no La Confluencia, dois parques recreativos alimentados por piscinas naturais de água doce.
Em terra, passeios a cavalo são parte integrante da cultura de Jarabacoa. Você ainda não terá sentido a magia dessa cidade repleta de vales até galopar a cavalo ou andar livremente em uma scooter ao longo de campos verdejantes, perfumados com coentro e chuchu, passar por vacas pastando ao longo das margens dos rios e sob mangueiras e avistar cabanas de madeira construídas perto dos topos das montanhas. Sentir a pulsação de Jarabacoa também significa explorar os vilarejos vizinhos em La Ciénaga e Manabao, de preferência com uma mountain bike, que oferecem vistas das montanhas ainda mais impressionantes ao longo de estradas estreitas e sinuosas e das fazendas de café que dão fama para essa região. Você também pode optar por uma vista panorâmica da área saltando de parapente junto com um instrutor sobre os picos, os vales e as cachoeiras de Jarabacoa.
O centro de Jarabacoa, facilmente explorado a pé, é agitado com compradores, fregueses de restaurantes, vendedores e uma pitada de vida noturna após o pôr do sol. Por ser uma fuga de férias tanto para os dominicanos quanto para os visitantes, Jarabacoa é abençoada com várias comodidades diárias de preço acessível, desde supermercados bem abastecidos até uma grande diversidade de opções de refeição. Delicie-se com um suculento bife à beira da estrada em uma das famosas parilladas, ou churrascarias, da região ou jante à luz das estrelas com vistas panorâmicas. Nos arredores da cidade, a fábrica do Café de Monte Alto produz a mistura premiada da cidade. Pare para participar de um tour pelo processo de produção do café e fazer várias degustações que com certeza vão mantê-lo aquecido nesta “cidade de eterna primavera”.
Para início de conversa, Jarabacoa é a única cidade do país com um festival anual de flores, realizado em junho, celebrando a cultura da vida nas montanhas com desfiles a cavalo, concursos de flores e danças folclóricas. É impossível não se encantar.
O Aeroporto Internacional de Cibao (STI), localizado em Santiago, a aproximadamente uma hora ao norte de Jarabacoa e a meia hora da cidade de La Vega, é o ponto de entrada mais próximo.