Bem vindo a
Puerto Plata
O berço do turismo na República Dominicana, Puerto Plata continua a impressionar. Sua paisagem vasta e espetacular combina uma infinidade de praias, montanhas, vales verdejantes, rios e mar. Do seu solo fértil, crescem cacaueiros e pés de café e, abaixo dele, descansa o âmbar mais claro do mundo.
O experiente explorador Cristóvão Colombo sabia que havia muito a descobrir nesta costa norte do Atlântico quando a viu de seu navio em 1492 (ele acabou descobrindo depósitos de ouro). Atraído pela visão das nuvens brilhando sobre o Monte Isabel de Torres e iluminando a vasta costa azul de Puerto Plata, ele deu à área o nome de “Porto de Prata” e se estabeleceu em La Isabela com uma comunidade mista de Tainos (habitantes originais da região) e espanhóis, construiu a primeira igreja e sua primeira casa nas Américas. Você pode seguir a trilha de Colombo e estas ruínas arqueológicas, que agora fazem parte de um parque nacional.
A abundância natural de Puerto Plata continua a surpreender aqueles que contemplam a La Novia del Atlántico, ou como os locais a chamam, a Queridinha do Atlântico. Uma vista panorâmica do teleférico, o único no Caribe, levando passageiros para o Monte Isabel de Torres e seus exuberantes jardins botânicos, revela parte de uma costa atlântica com mais de 100 quilômetros de praias enfeitando várias aldeias costeiras, comunidades agrícolas no interior repletas de rios e cachoeiras e hotéis de todos os tamanhos para todos os gostos. Para começar, Puerto Plata é o lar de vestígios coloniais, incluindo a maior coleção de casas preservadas ao estilo vitoriano do século XIX no Caribe, os fósseis de âmbar mais antigos do mundo em exibição no Museu do Âmbar e uma das primeiras fortalezas do período colonial na região, a Fortaleza San Felipe, que remonta a 1577.
A leste e oeste pela costa de Puerto Plata, ventos alísios constantes, sistemas fluviais, a vasta Cordilheira Setentrional e o Oceano Atlântico conspiram para criar um mundo de aventuras ao ar livre, incluindo cidades costeiras famosas por esportes aquáticos. A menos de meia hora da cidade, Sosúa foi primeiramente colonizada por imigrantes judeus que fugiram da Alemanha nazista, ostentando ricos cenários subaquáticos e belas praias onde expatriados e locais coexistem em harmonia. A cidade vizinha de Cabarete é um centro mundialmente famoso de windsurf, surf e kiteboard, além de um dos refúgios cosmopolitas favoritos de várias espécies de pássaros da neve. Playa Dorada é para aqueles que querem relaxar com grande estilo em areias douradas, com atividades à beira-mar perto da cidade, desde canoagem nas cachoeiras 27 Charcos de Damajagua até mergulho com snorkel em Cayo Arena e um dia relaxando na Ocean World Marina.
Natureza à parte, a multiplicidade de aldeias vibrantes de Puerto Plata se traduz em uma série de experiências culturais. Lar do turismo comunitário, aqui é onde você pode caminhar por plantações de cacau ou café de propriedade familiar, aprender a tocar e dançar merengue com uma família de músicos ou mergulhar na pelota dominicana no estádio e museu Bartolo Colón. Ao longo do caminho, há uma infinidade de experiências culinárias, desde lanches à beira da estrada até frutos do mar à beira-mar e restaurantes gourmet internacionais.
Os principais pontos de entrada de Puerto Plata incluem o Aeroporto Internacional Gregorio Luperón (POP), localizado a 15 minutos do centro da cidade e dos hotéis Playa Dorada ou Costa Dorada e do Amber Cove Cruise Center em Maimón.